Solução de acesso generalizado: publique em formato e-book com opção de impressão dos exemplares que pretender em suporte de papel

A edição de livros: entre cultura e negócio

* Preço do curso em regime e-learning: A) sem tutoria: 295,20 euros. B) Com tutoria: 430,50 euros. Após a compra do curso será fornecido um nome de utilizador e uma palavra-passe que lhe dará acesso durante um ano a todas as funcionalidades do curso. O curso tem no total para cima de 14 horas de vídeo que, combinadas com as tarefas e avaliações correspondem a 120 horas de formação (40 horas por nível).

Estrutura do curso

Nível 1 - EMPRESA EDITORA, IMAGEM DE MARCA, PROJETO EDITORIAL E PLANO DE NEGÓCIOS

Aula 1: Instruções gerais | (5m35s)
Aula 2: Introdução ao nível 1 | (9m11s)
Aula 3: Tarefa 1 | (2m47s)

Secção 1: INTRODUÇÃO: O LIVRO NA ERA HIPERMODERNA
Aula 4: Introdução: o livro na era hipermoderna | (3m50s)
Aula 5: Conferência: A Inquietude do Futuro (1/3) | (17m37s)
Aula 6: Conferência: A Inquietude do Futuro (2/3) | (16h44s)
Aula 7: Conferência: A Inquietude do Futuro (3/3) | (16h41s)
Aula 8: Contornos da sociedade contemporânea | (27m10s)
Aula 9: O livro na sociedade contemporânea | (8m00s)
Aula 10: Tarefa 2 / Avaliação 1 | (1m26s)

Secção 2: CRIAR UMA EMPRESA EDITORA E SER EDITOR
Aula 11: Criar uma empresa editora e ser editor: vocações e negócios | (9m51s)
Aula 12: Criar uma empresa editora e ser editor: responsabilidades, compromissos e riscos | (14m06s)
Aula 13: Criar uma empresa editora e ser editor: o estatuto do editor | (14m36s)
Aula 14: Tarefa 3 /Avaliações 2 e 3 | (2m33s)

Secção 3: CONSTRUIR UMA IMAGEM DE MARCA
Aula 15: A importância do nome e da imagem de marca | (10m56s)
Aula 16: O livro na era da abundância | (15m42s)
Aula 17: Documentário: «O cérebro e a internet» | (27m51s)
Aula 18: A relevância do logótipo | (3m23s)
Aula 19: A construção da credibilidade e o impacto público: o poder das imagens de marca | (15m08s)
Aula 20: Tarefa 4 / Avaliações 4 e 5 | (1m35s)

Secção 4: PROJETO EDITORIAL E PLANO DE NEGÓCIOS
Aula 21: O que é, e como fazer, um projeto editorial? | (20m49s)
Aula 22: A articulação entre o plano editorial e o plano de negócios | (21m53s)
Aula 23: Tarefa 5 / Avaliações 6, 7 e 8 | (2m47s)
Aula 24: Tarefa 6 / Avaliação 9 | (1m53s)

Nível 2 - SELECIONAR ORIGINAIS, DIREITOS DE AUTOR, ESTUDOS DE VIABILIDADE ECONÓMICA E ETAPAS DE PRODUÇÃO DO LIVRO

Aula 25: Introdução ao nível 2 | (10m28s)
Aula 26: Tarefa 7 | (1m45s)

Secção 1: ORIGINAIS, DIREITOS E CONTRATOS
Aula 27: Selecionar originais e/ou comprar direitos | (32m03s)
Aula 28: Tarefa 8 / Avaliações 10, 11 e 12 | (57s)
Aula 29: Contratualizar a edição. O Código dos direitos de Autor e dos Direitos Conexos | (35m27s)
Aula 30: Tarefa 9 / Avaliações 13 e 14 | (1m45s)
Aula 31: A ideia de autor, copyright e direitos de autor | (47m30s)
Aula 32: Tarefa 10 / Avaliações 15 e 16 | (56s)

Secção 2: ESTUDOS DE VIABILIDADE ECONÓMICA
Aula 33: Calcular riscos | (14m30s)
Aula 34: Elementos de orçamentação — custos de impressão | (19m36s)
Aula 35: Elementos de orçamentação — custos de pré-impressão | (16m30s)
Aula 36: Calcular o PVP e lidar com margens de lucro | (8m21s)
Aula 37: Estratégias de venda | (6m11s)
Aula 38: Tarefa 11 / Avaliações 17, 18, 19 e 20 | (1m45s)

Secção 3: A PRODUÇÃO DO LIVRO
Aula 39: Noções básicas | (22m47s)
Aula 40: Noções avançadas | (17m45s)
Aula 41: Etapas de produção do livro | (30m59s)
Aula 42: A importância da planificação | (19m29s)
Aula 43: Tarefa 12 / Avaliações 21, 22 e 23 | (57s)
Aula 44: Tarefa 13/ Avaliação 24 | (1m26ms)

Nível 3 - NOÇÕES DE PRÉ-IMPRESSÃO, O TRABALHO DAS GRÁFICAS, PROCESSOS DE COMERCIALIZAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA INTERNET

Aula 45: Introdução ao nível 3 | (9m41s)

Secção 1: NOÇÕES DE PRÉ-IMPRESSÃO
Aula 46: Maquetização, paginação e tratamento de imagens | (34m42s)
Aula 47: Tarefa 14 / Avaliação 25 | (38s)
Aula 48: Revisão de texto | (19m04s)
Aula 49: A importância da capa e de outros elementos | (7m32s)
Aula 50: Tarefa 15 / Avaliações 26 e 27 | (44s)

Secção 2: PRODUÇÃO GRÁFICA: DA PRÉ-IMPRESSÃO À IMPRESSÃO E À COMERCIALIZAÇÃO
Aula 51: A seleção das gráficas | (15m22s)
Aula 52: Impressão digital e impressão a pedido: novas formas de edição e de comercialização | (32m52s)
Aula 53: Tarefa 16 / Avaliações 28 e 29 | (59s)
Aula 54: Tarefa 17 | (49s)

Secção 3: A EDIÇÃO E A WEB
Aula 55: A importância das páginas de internet | (28m10s)
Aula 56: Os direitos de autor na era digital | (31m15s)
Aula 57: A edição digital e o futuro do livro | (15m20s)
Aula 58: Metamorfoses do livro e da edição | (11m10s)
Aula 59: Metamorfoses nos modos e nos hábitos de leitura | (29m39s)
Aula 60: Tarefa 18 / Avaliações 30. 31, 32, 33, 34 e 35 | (2m03s)
Aula 61: Tarefa 19 | (38s)
Aula 62: Questões para refletir e debater | (48m27s)
Aula 63: Tarefa 20 / Avaliação 36 | (1m33s)

Informações adicionais

Responsável pelo curso

Rui Alexandre Grácio nasceu em 1960, na Póvoa de Varzim — Portugal. Licenciou-se em Filosofia em 1986, obteve o grau de Mestre em Filosofia Contemporânea em 1991, concluiu o Curso de Qualificação em Ciências da Educação em 1993 (tendo-se tornado professor profissionalizado), e doutorou-se em Ciências da Comunicação, área de conhecimento Semiótica Social, pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em 2011 com uma tese sobre Teorias da Argumentação. É Formador Especialista de Professores, reconhecido pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, desde 1997 e é detentor do CAP (Certificado de Aptidão Profissional n.º EDF 504547/2009 DC) emitido em 23 de Junho de 2009 pelo IEFP, I.P., Delegação de Coimbra. É autor de diversos manuais escolares, tendo sido premiado, em 2004, pela EEPG — European Educational Publishers Group, com o MERIT AWARD BOOKS FOR SECONDARY SCHOLL — BEST EUROPEAN SCHOOLBOOKS pelo manual de filosofia A Cor das Ideias.É também autor de vários livros na área da retórica e da argumentação, de que se destacam
• Racionalidade argumentativa (1993, ISBN 972-41-1189-X).
• Consequências da retórica. Para uma revalorização do múltiplo e do controverso (1998, ISBN 972-8459-05-X).
• Discursividade e perspectivas. Questões de argumentação (2009, ISBN 978-989-8377-00-5).
• A interacção argumentativa (2010, ISBN, 978-989-96375-7-3).
• Fenomenologia, Hermenêutica, Retórica e Argumentação (2011, ISBN 978-989-8377-21-0).
• Teorias da argumentação (2012, ISBN 978-989-8377-22-7).
• Perspetivismo e argumentação (2013, ISBN: 978-989-8377-42-5).
• Vocabulário Crítico de Argumentação (2013, ISBN: 978-989-8377-43-2).
• Discursos, análises e contradiscursos. Poderes da argumentação (Org.). (2016, ISBN: 978-989-8377-89-0).
• A argumentação na interação (2016, ISBN: 978-989-8377-91-3).
• Retórica e comunicação multidimensional (org. com Moisés Olímpio Ferreira) (2017, ISBN: 978-989-99682-6-4).
Publicou um livro de poesia intitulado Não se ama o mar sem amar as marés (2007, ISBN 978-989-614-061-8) e tem também livros publicados na área da literatura infanto-juvenil:
• Olá, eu sou um livro! (ISBN 978-989-614-097-7, obra ingrada nos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e reeditada em 2008 e 2009);
• Vidas de gato (2008, ISBN 978-989-614-083-0);
• O afinador de palavras (2008, ISBN 978-989-614-089-2, obra integrada nos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura);
• Espelho meu (2009, ISBN 978-989-614-123-3).
• O mapa das perguntas (2011, ISBN 978-989-8377-18-0).
Lecionou durante vários anos no Ensino Secundário e no Ensino Universitário e realizou dezenas de ações de formação no âmbito da sua área de especialização. No campo da sua atividade de editor foi, até 2009, responsável quer pela publicação de aproximadamente 200 títulos, quer pela linha gráfica de uma editora, sendo igualmente autor de diversas capas.Tem participado também, como apresentador, em dezenas sessões de lançamento de livros. Atualmente desenvolve a atividade de editor (de livros e de conteúdos e-learning) em regime liberal (Grácio Editor) e é investigador do Instituto de Filosofia da Nova (Universidade Nova de Lisboa). Dedica-se ainda a atividades como a composição musical e à produção de pequenos filmes de animação destinados à promoção do livro e da leitura.

Modalidade e duração

Curso em regime e-learning, proporcionado a partir da plataforma que disponibilizamos. Pode ser realizado com ou sem tutoria. Pode também ser eventualmente ministrado em regime presencial (individual ou em grupo), na nossa sede em Coimbra ou em outro local a combinar. A modalidade presencial deste curso requer um contacto pessoal para se proceder aos acertos sobre as suas condições de realização.Na modalidade e-learning o curso está elaborado para um tempo útil de aprendizagem de 120 horas (40 horas por nível, nas quais estão previstos os tempos relativos ao visionamento dos vídeos, à execução das tarefas propostas e às avaliações sugeridas).

Enquadramento e justificação

O universo do livro encontra-se em profunda mutação. Entender a sua situação na sociedade atual implica uma compreensão da hipermodernidade no quadro da globalização e do uso generalizado das novas tecnologias de informação e de comunicação. Trata-se. pois, de um enquadramento necessário para todos os que, hoje, se dedicam à produção ao negócio do livro. Se o livro é conotado com um bem cultural, o facto é que ele faz também parte de uma indústria e implica uma visão de negócio. O presente curso pretende justamente equacionar esta dupla dimensão do universo do livro, procurando fazer perceber o livro quer do ponto de vista da sua mais valia cultural, quer do ponto de vista de um negócio com especificidades próprias.Pensando a figura e a profissão do editor como a de alguém que tem, simultaneamente, responsabilidades culturais e empresarias, o presente curso tem uma dimensão prática que abrange os saberes essenciais da profissão de editor na sua ligação com a organização empresarial da editora.

Objetivos

1) Entender a importância da questão vocacional quando equacionada do ponto de vista da profissão de editor.
2) Enquadrar o funcionamento de uma editora enquanto empresa que comporta responsabilidades e riscos empresariais.
3) Perceber a dinâmica do negócio do livro.
4) Identificar o perfil do editor, seja do ponto de vista do seu estatuto social, seja enquanto empresário.
5) Reconhecer a importância estratégica da nome e do logótipo de uma editora do ponto de vista do marketing.
6) Perceber em que pontos assenta a imagem de credibilidade de uma editora e como deve ser gerida enquanto imagem de marca.
7) Compreender a importância fundamental do projeto editorial e das sua opções.
8) Conhecer as principais tipologias de livros.
9) Entender a inevitável ligação entre o projeto editorial e plano de negócios.
10) Entender como se constrói um plano de negócios.
11) Saber que critérios utilizar na seleção de originais.
12) Conhecer o código de direitos de autor e aos principais modalidade de contrato com os autores.
13) Conhecer as principais estratégias de aquisição de direitos de edição.
14) Ser capaz de fazer cálculos de viabilidade económica a nível micro e a nível macro.
15) Identificar as melhores estratégias de vendas e conhecer as redes de distribuição.
16) Conhecer as principais etapas da produção do livro.
17) Equacionar os desafios que o livro defronta na era da migração para o digital.

Resultados esperados

No final deste curso, é expectável que os formandos:
• Entendam a ligação entre as práticas editoriais na sua ligação com o mundo empresarial.
• Dominem as técnicas de produção do livro.
• Saibam fazer estudos de viabilidade económica e financeira.
• Compreendam e sejam capazes de elaborar um projeto editorial.
• Compreendam a orgânica e a dinâmica de uma empresa editora.
• Fiquem informados acerca da legislação relevante para a área da edição, nomeadamente no que diz respeito aos direitos autorais.
• Conheçam as tipologias de edição.
• Saibam equacionar as tendências atuais no que diz respeito às metamorfoses e ao futuro do livro.
• Tenham consciência das estratégias de marketing associadas à distribuição e à comercialização do livro.
• Compreendam a importância e o significado da crescente importância da migração do livro para o formato digital.
• Dominem os processos essenciais das etapas de produção do livro e os saibam coordenar tendo em conta as dinâmicas empresariais

Destinatários

O presente curso acolherá todas as pessoas interessadas e curiosas, não se estabelecendo quaisquer pré-requisitos para a sua frequência. No entanto, serão destinatários principais:
• Pessoas interessadas pelas práticas editoriais e pela sua dinâmica.
• Profissionais da edição.
• Pessoas que se pretendam tornar profissionais da edição.
• Pessoas ligadas à formação na área editorial.

Note bem:Este curso está a ser oferecido pela Faculdade de Ciências Sociais e Humana da Universidade de Lisboa.Consulte em:http://www.fcsh.unl.pt/formacao-ao-longo-da-vida/cursos-livres/oferta-de-cursos-livres/2.o-semestre/a-edicao-de-livros-entre-cultura-e-negocio

Mecanismos de Resolução Alternativa de Litígios
Na eventualidade de um litígio o consumidor pode recorrer ao Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do distrito de Coimbra (CACCDC), com sítio em http://www.centrodearbitragemdecoimbra.com e sede na Av. Fernão Magalhães, N.º 240, 1º, 3000-172 Coimbra.

Endereço

Travessa da Vila União, n.º 16, 7.º drt
3030-217 COIMBRA
PORTUGAL

Contactos

E-mail: editor@ruigracio.com
Telefones: 239 084 370 ou 916 600 624

NIF

Paula Cristina Pintassilgo Marques Rodrigues Grácio
NIF: 190 301 066